Curso Avançado Especial

Conteúdo do curso

  1. PERSPECTIVA TEÓRICA, SIMBIÓTICA E PRÁTICA. O RETRATO DO CONTEMPORÂNEO: DA CISÃO IDEOLÓGICA ÀS NOVAS LIDERANÇAS, DA FILOSOFIA POLÍTICA À POLÍTICA CRIMINAL. ESBOÇO DE UM MOMENTO ETERNAL OU DE UMA ETERNIDADE MOMENTÂNEA? O TEMPO E O ESPAÇO KANTIANO, O BRASIL, O NOVO ESTÁGIO CIVILIZACIONAL E OS ÓRGÃOS FORMAIS DE CONTROLE DA CRIMINALIDADE: A REVOLUÇÃO SINCRÔNICA DO MUNDO

 

  1. PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA: SEMINÁRIO DE EXPOSIÇÃO, COMPREENSÃO E ANÁLISE DO “PACOTE ANTICRIMES”:

 

  1. PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA. AS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E A AMEAÇA À SEGURANÇA NACIONAL: O GRAVE E ATUAL ESTADO DA QUESTÃO NO PAÍS. O ITINERÁRIO E A ESCALADA DO CRIME ORGANIZADO. DIREITO COMPARADO. DIÁLOGO FRANÇA-BRASIL: AS GRANDES LINHAS DO PROCESSO PENAL FRANCÊS. O SISTEMA JURÍDICO PENAL. A CLASSIFICAÇÃO TRICOTÔMICA DAS INFRAÇÕES PENAIS NA FRANÇA; ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FRANCESA NA ÁREA PENAL; A JUSTIÇA PENAL E OS ÓRGÃOS DO JUDICIÁRIO; A MAGISTRATURA; O MINISTÉRIO PÚBLICO FRANCÊS -UMA VISÃO DE DIREITO COMPARADO; A CRIAÇÃO DE UM `PARQUET` EUROPEU; A VÍTIMA E SEUS DIREITOS.

 

  1. PERSPECTIVA PRÁTICA E TEÓRICA. AS NORMATIVAS INTERNACIONAIS DE PROTEÇÃO AO DIREITO DAS VÍTIMAS E A ESTRUTURAÇÃO DO DISCURSO DE PROTEÇÃO VITIMAL (ARCABOUÇO BÁSICO-ARGUMENTATIVO PARA USO DO MP E JUDICIÁRIO BRASILEIRO). O PROCESSO PENAL E A EFETIVA PROTEÇÃO DAS VÍTIMAS. O DIREITO COMPARADO: DIÁLOGO BRASIL-ESPANHA. AS GRANDES LINHAS DA JUSTIÇA E DO PROCESSO PENAL ESPANHOL COMPARADOS AO BRASIL.

 

  1. II CONGRESSO BRASILEIRO DA ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS EM CIÊNCIAS CRIMINAIS*

 

  1. PERSPECTIVA PRÁTICA, TEÓRICA E SIMBIÓTICA COMPARADA. QUESTÕES PROCESSUAIS PENAIS ATUAIS, CONTROVERTIDAS E PRÁTICAS: CONSTITUIÇÃO, LEI E JURISPRUDÊNCIA. DAS DECISÕES MONOCRÁTICAS, AOS TJS E DOS TRIBUNAIS ESTADUAIS ÀS CORTES SUPERIORES. A MAJESTADE LEGAL E A GOVERNANÇA JURISPRUDENCIAL. DIÁLOGO REINO-UNIDO E BRASIL. A JUSTIÇA E O PROCESSO PENAL INGLÊS.

 

  1. PERSPECTIVA SIMBIÓTICA E PRÁTICA: O SEGREDO DA JUSTIÇA NA INVESTIGAÇÃO E NO PROCESSO CRIMINAL. UM “CASE” EXITOSO PARA A ABORDAGEM CRIMINOLÓGICA INTERDISCIPLINAR: DE MEDELLIN À SÃO PAULO. TEMAS REMANESCENTES.

Os módulos não serão estanques, a depender do andamento das aulas e da necessidade e interesse dos participantes, poderão se alongar pelo módulo seguinte, reestruturando-se o conteúdo programático.

 

*O CONGRESSO PODE SER SUBSTITUÍDO POR AULA;

AS AULAS PODEM SER ALTERADAS OU SUBDIVIDIDAS, PODENDO RECONHECER-SE A PRIMAZIA DE UM NOVO TEMA, SUBSTITUINDO O ANTERIOR.

 

  

PROFESSORES CONVIDADOS (convidados internacionais terão tradução concomitante)

 

RODERICK MUNDAY, Peterhouse, Cambridge (Inglaterra).

SYLVIE CIMAMONTI, Faculté de Droit et de Science Politique, Aix-Marseille (França)

FERNANDO GASCÓN INCHAUSTI, Facultad de Derecho- Universidad Complutense de Madrid (Espanha)

FREDERICO RANGEL DE ALBERNAZ, Promotor de Justiça do MPRJ- Da assessoria de recursos constitucionais criminais do MPRJ-Titular da 1ª. PJ do III Tribunal do Júri da Capital/RJ- Mestre em Ciências Criminais pela Faculté de Droit et de Science Politique, Aix-Marseille Université

LINCOLN GAKIYA, Promotor de justiça do MPSP, do GAECO de Presidente Prudente-SP

FÁBIO BECHARA, promotor de justiça do MPSP, secretário geral do MPSP. Foi coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública de SP. Doutor em Direito pela USP. Global fellow no Brasil do Woodrow Wilson International Center for Scholars, de Washington-EUA. Professor da Univ. Mackenzie

GEORGE SARMENTO LINS JR., Promotor de Justiça aposentado do MPAL- Professor titular da UFAL-Universidade Federal de Alagoas, coordenador do mestrado Pós-doutor pela Faculté de Droit et de Science Politique, Aix-Marseille Université

ALEXANDRE ROCHA ALMEIDA DE MORAES, 2º PJ do I Trib. do Júri de SP, Mestre e Doutor pela PUC-SP, professor da PUC, Coordenador da pós-graduação em direito penal e processo penal da ESMP e outras instituições.

 

 

 

Conteúdo programático

Turma exclusiva para membros do ministério público e poder judiciário.

Será fornecido certificado aos participantes.

Feita a pré-inscrição e havendo vaga, a organização do evento entrará em contato fornecendo as instruções para a inscrição definitiva.

Os módulos não serão estanques, a depender do andamento das aulas e da necessidade e interesse dos participantes, poderão se alongar pelo módulo seguinte, reestruturando-se o conteúdo programático.

Datas:

Módulo I – 12 E 13 DE ABRIL DE 2019

Módulo II – 24 E 25 DE MAIO DE 2019;

Módulo III – 28 E 29 DE JUNHO DE 2019;

Módulo IV – 23 E 24 DE AGOSTO DE 2019;

*Módulo V – 20 E 21 DE SETEMBRO DE 2019 – A CONFIRMAR

Módulo VI – 25 E 26 DE OUTUBRO DE 2019;

Módulo VII – 07 DE DEZEMBRO DE 2019.

*O CONGRESSO PODE SER SUBSTITUÍDO POR AULA;

AS AULAS PODEM SER ALTERADAS OU SUBDIVIDIDAS, PODENDO RECONHECER-SE A PRIMAZIA DE UM NOVO TEMA, SUBSTITUINDO O ANTERIOR

PRÉ-INSCRIÇÃO DE 18 A 22 DE FEVEREIRO

Feita a pré-inscrição através do site: www.escoladealtosestudos.com.br e havendo vaga, a organização do evento entrará em contato fornecendo as instruções para a inscrição definitiva.

INSCRIÇÃO DEFINITIVA DE 25 A 28 DE FEVEREIRO

Investimento: 12x de R$ 808,00 (oitocentos e oito reais) – pagamento das parcelas através de cartão de crédito ou a vista com 10% de desconto R$ 8.730,00 (oito mil, setecentos e trinta reais).

Local: Sala São Paulo, Quality Suítes Imperial Hall, São Paulo, Rua da Consolação, 3555, Jardins, São Paulo-SP.

Horários: Sextas (quando houver aula) das 19h30 às 23h00 Sábados das 09h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 hs (em ambos os dias serão respeitados intervalos para coffee break).

Organização: Aperfeiçoamento e Treinamento – IBAJ – LTDA

Todos os cursos mediados pela Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais possuem certificado de conclusão
Formas de pagamento

Cartão de Crédito

Formas de pagamento
Dúvidas
Quais são os postulados máximos da Escola?
Ética e conhecimento, entendendo-se que "ciência e consciência" se integram, sem o qual não existirá verdade em nenhuma delas.
Como perceberei minha evolução?
Esta será claramente perceptível. O aluno desde o primeiro encontro (aula), perceberá uma nítida evolução, forma de enxergar o direito penal, sua própria profissão e atuação e, definitivamente perceberá o quanto estará evoluindo em sua "performance" profissional. É por isso que o curso visa integrar o mínimo de teoria e o máximo da visão prática.
O que seriam diferenciais dos cursos?
Além do tratado na questão de número 3, pode-se apontar: a indicação de copiosa bibliografia, dificilmente conhecida do senso comum; o estímulo e um método de aprendizado e estudo; a clara percepção do progresso intelectual; a certeza da exclusividade e da profundidade dos tópicos abordados nas aulas, promovendo o diferencial do próprio aluno frente a um mercado de profissionais com formação comum; a segurança de estar tendo acesso a uma formação única, etc.
Qual o índice de aceitação dos cursos da Escola?
É o mais alto do ensino jurídico: apenas 1% dos alunos dele desistem após iniciado e se o fazem é por motivo de força maior.
Terei que fazer provas/exames ao final?
Não. O interessado no aprendizado é o próprio aluno e é dele sua responsabilidade de melhor aprender. Assim, ao final do curso será expedido certificado de participação do mesmo e não certificado de avaliação, conscientes que estamos que o investimento do aluno será feito com responsabilidade e seu interesse em aprender já se demonstra no ato de sua inscrição.
Qual o diferencial desses cursos?
Metodologia, conteúdo e exclusividade. Não existe nenhum conteúdo programático sequer similar no Brasil, a metodologia é inovadora e a presença e coordenação integral do Prof. Mougenot é exclusiva aos cursos da "Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais".
Quem pode se matricular nos cursos on-line?
Nesse momento, Promotores de Justiça e Juízes de Direito.
Quem pode se matricular no curso presencial?
Pode variar, para o ano de 2018 somente somente serão aceitas inscrições de membros do Ministério Público (promotores e procuradores) e juízes de direito.
Depoimentos
"Veja o que a primeira turma tem a dizer"
Ex alunos 1° turma
""
ex-alunos
Veja o depoimento de quem já participou